O Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL é uma entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Por ser uma instituição sem fins econômicos, é uma entidade jurídica de direito privado, de caráter técnico-cultural e educacional, sendo regido pela lei e pelo seu estatuto.

O IEL de Santa Catarina tem como foco estratégico atuar para promover, estimular e articular a parceria entre indústrias, instituições de ensino/pesquisa e entidades governamentais, agindo como indutor e executor de projetos. Dessa forma, atua na administração de estágio de alunos universitários nas indústrias, na promoção de eventos, projetos, ações e serviços de apoio às empresas industriais, além do fomento à inovação.

Levantando sempre a bandeira de sua missão: "Contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria catarinense, promovendo a inovação, o aperfeiçoamento da gestão e a interação entre as empresas e as instituições de ensino e pesquisa", o IEL de Santa Catarina desenvolve soluções estratégicas, atuando e fortalecendo a Educação e Inovação Tecnológica.

 

Educação

Atua como facilitador na interação dos estudantes que desejam entrar no mercado de trabalho- alinhando conhecimentos teóricos à prática empresarial- e as empresas na descoberta de novos talentos e futuros profissionais que somam e inovam conhecimento e práticas.

O IEL fornece orientação aos estudantes e instituições, além de  programas de capacitação.

 

Inovação e Tecnologia 

O IEL proporciona às empresas industriais a oportunidade de acesso a ferramentas de gestão empresarial de alto nível. Atua na articulação, elaboração e gerenciamento de projetos para melhoria da competitividade de diversas empresas e na implementação de ferramentas de apoio a Gestão da Inovação, com o objetivo de promover a geração de ambientes inovadores, fomentando e apoiando as empresas catarinenses.

 

FONTES:
Jornal Interação - sem data
Trajetória da Confederação Nacional da Indústria, de Gabriel Hermes e Osório Nunes, Rio de Janeiro, 1994
Fragmentos de Memória, Eliana Mourão, SENAI/MG, 1992
Euvaldo Lodi e o Desenvolvimento Industrial Brasileiro, IEL, 1984