IEL - SC / Insituto Euvaldo Lodi

FIESC, CIESC, SESI, SENAI, IEL

Negócios

Jovens profissionais têm chance de mostrar talento nas indústrias

Estudantes e recém-graduados em várias áreas do conhecimento têm a oportunidade de trabalhar no desenvolvimento de projetos em grandes indústrias do Estado. Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do programa Inova Talentos, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da FIESC. Nesta fase, são apresentados alguns dos desafios de inovação enfrentados pelas empresas Whirlpool e Embraco, de Joinville, e Leghooe, de Florianópolis. Para se habilitar, e os candidatos devem propor soluções para estas questões.

As propostas serão avaliadas por uma banca examinadora do IEL, formada por especialistas no tema. Os candidatos escolhidos receberão bolsas que vão de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil mensais, pelo período de um ano, para desenvolverem seus projetos.

"Além de poder por em prática o conhecimento adquirido em sua vida acadêmica, o bolsista receberá, durante o projeto, uma complementação na sua formação, com conteúdos de escolas de renome internacional", destaca o superintendente do IEL em Santa Catarina, Natalino Uggioni.

O Inova Talentos é uma parceria do IEL Nacional com o CNPq. Santa Catarina tem 37 bolsas oferecidas. Os interessados podem conhecer os desafios e obter mais informações no site www.inovatalentos.com.br, ou pelo e-mail inovatalentos@ielsc.org.br.

 


Veja mais
FIESC discute estratégias para aperfeiçoar programas de estágio A legislação confusa, o despreparo do estudante em relação ao empreendedorismo e à inovação e a falta de clareza sobre a importância da contratação de um estágio são alguns dos fatores que atrapalham a aproximação das organizações com o estágio. O tema foi tratado nesta quinta-feira (22) na reunião do Fórum de Estágio, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Cerca de 50 profissionais participaram das atividades do grupo, conduzidas pelo coordenador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e conselheiro do IEL, Nério Amboni. Os obstáculos integram diagnóstico realizado no Encontro Estadual de Estágio, realizado em 2013. "O estágio faz parte do processo de formação profissional, não é apenas uma etapa a ser cumprida por conta de aspectos legais", afirmou.

Outros fatores como o alinhamento das grades curriculares com as necessidades das organizações, a criação de um sistema de acompanhamento de estágio adequado e a abordagem comportamental também precisam ser aperfeiçoados. "Oficinas voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais podem contribuir com a melhoria desse aspecto e resultar num perfil de estagiário mais polido", sugere Amboni.

Durante o encontro, as empresas foram orientadas sobre o Prêmio IEL de Estágio, que integra ações do Movimento A Indústria pela Educação. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho de 2014. O regulamento e o formulário estão disponíveis no site www.ielsc.org.br. A iniciativa reconhecerá os melhores programas de estágio por porte (pequeno, médio e grande) e o resultado será conhecido no dia 28 de agosto. As vencedoras se classificam para a etapa nacional do prêmio. 





Veja mais
IEL premia melhores práticas de estágio em Santa Catarina

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da FIESC, abriu as inscrições para a nona edição do Prêmio IEL de Estágio. O concurso premiará as três melhores práticas de gestão de estágio em Santa Catarina. Podem participar empresas de todos os tamanhos que têm programas de gestão de estágios em parceria com o IEL.

Todas as organizações inscritas receberão um relatório confidencial do seu programa de estágio, no qual são destacados os pontos fortes e as oportunidades para melhorias. As empresas vencedoras em cada categoria representarão Santa Catarina na etapa nacional, que ocorrerá em outubro.

"A empresa que tem programa de gestão de estágio bem estruturado tende a atrair os melhores talentos, prepará-los para a inserção na sua equipes de profissionais qualificados e, assim, melhorar cada vez mais o seu nível de competitividade", afirma Natalino Uggioni, superintendente do IEL em Santa Catarina.

Em todas as edições anteriores da etapa nacional, empresas de Santa Catarina estiveram entre as premiadas. Em 2012, a Coteminas de Blumenau foi premiada nas etapas estadual e nacional, assim como a Portobello e o Instituto de Estudos Avançados em 2013.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho de 2014. O regulamento e o formulário estão disponíveis no site:

www.ielsc.org.br.

O reconhecimento faz parte das ações do Movimento A Indústria pela Educação. Lançada pela FIESC em 2012, a iniciativa contribui para superar a fragilidade da educação nos aspectos relacionados à escolaridade, à qualificação profissional e à qualidade do ensino e colaborar com o desenvolvimento industrial diante dos desafios impostos no contexto da economia do conhecimento. O estágio é considerado é um ato educativo, sendo uma importante etapa na formação dos futuros profissionais.

 

 


Veja mais

Clientes

Depoimentos
"O curso superou as expectativas. É muito importante você sair, olhar para dentro para conseguir ver um mundo que nem imagina. O nível dos palestr...

Sônia Hensel
Rafitec S.A. -
Veja este e outros depoimentos
Empresas
» Albrecht Equipamentos Industriais Ltda
» Altenburg Indústria Têxtil Ltda
» Amanco Brasil S/A
» O Boticário

Veja todas as empresas
Produzido por A2C Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina - Rodovia Admar Gonzaga 2765 - Itacorubi - 88034-001 - Florianópolis - SC - (48) 3231-4636 -