IEL - SC / Insituto Euvaldo Lodi

FIESC, CIESC, SESI, SENAI, IEL

Negócios

Premiação ressalta importância do estágio para o futuro das empresas Um programa de estágio corretamente implementado é fundamental para que a empresa atinja suas visões de futuro, formando profissionais e trazendo inovação para as companhias. Estas são algumas das conclusões dos especialistas reunidos em Joinville nesta quinta-feira (28) para o IV Encontro Estadual de Estágio. No evento também foram conhecidas as empresas e estagiários vencedores da etapa estadual do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio 2014. Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da FIESC, o concurso premiou as melhores práticas de gestão de estágio em Santa Catarina, nas categorias pequeno, médio e grande portes.

O superintendente do IEL em Santa Catarina, Natalino Uggioni, destacou que esta já é a nona edição do prêmio. "Ano a ano as empresas vêm participando. O estudante que vê uma organização premiada quer fazer estágio lá. Se a empresa não ganhar o prêmio, recebe um relatório em que são apontadas as boas práticas e onde há espaço para melhoria", afirmou Uggioni.

Em sua palestra, a psicóloga especializada Inez Robert abordou diversos aspectos práticos do tema. Ela detalhou a lei que regulamenta a modalidade de contratação e deu dicas de gerenciamento de programas de estágio. "São pequenos detalhes que podem pôr a perder um programa estratégico para as empresas, principalmente em tempos de escassez de mão de obra qualificada", afirmou Inez.

"Atualmente, 95% dos funcionários das áreas de engenharia e de chefia de fábrica da Granaço iniciaram na empresa como estagiários. O programa de estágio é fundamental para a qualificação de nossos profissionais", revelou Evair Oenning, vice-presidente da FIESC para a região Norte-Nordeste e diretor da Granaço Fundição e Usinagem.

Premiados - Os vencedores da etapa estadual do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio 2014 foram:
Categoria Pequeno Porte - Khomp (primeiro lugar) e Matriztec (segundo lugar);
Categoria Médio Porte - Fábio Perini Ltda. (primeiro lugar), Sebrae/SC (segundo lugar) e Rio Deserto (terceiro lugar);
Categoria Grande Porte - Coteminas (primeiro lugar), Rigesa (segundo lugar) e Grupo H. Carlos Schneider (terceiro lugar);
Categoria Sistema Indústria - Senai Florianópolis.

Prêmio - Em todas as oito edições anteriores da etapa nacional, empresas de Santa Catarina estiveram entre as premiadas. Em 2012, a Coteminas de Blumenau foi reconhecida nas etapas estadual e nacional, assim como a Portobello e o Instituto de Estudos Avançados em 2013.

O Prêmio valoriza o empreendedorismo e a inovação, incentiva os estudantes a buscar o crescimento técnico e profissional e estimula a promoção de mudanças no processo ensino-aprendizagem pelas instituições de ensino. Para a realização do prêmio, o IEL tem como parceiro, desde a primeira edição, o Fórum de Estágio de Santa Catarina, formado por instituições de ensino.

Educação - O reconhecimento faz parte das ações do Movimento A Indústria pela Educação. Lançada pela FIESC em 2012, a iniciativa contribui para superar a fragilidade da educação nos aspectos relacionados à escolaridade, à qualificação profissional e à qualidade do ensino e colaborar com o desenvolvimento industrial diante dos desafios impostos no contexto da economia do conhecimento. O estágio é considerado é um ato educativo, sendo uma importante etapa na formação dos futuros profissionais.


Veja mais
Painel reúne especialistas em design para as indústrias em Balneário Camboriú A contribuição do design para os diferentes segmentos do setor produtivo está no centro dos debates da edição de 2014 do index/SC Painel de Design da Indústria Catarinense, que será realizado nesta terça-feira (19) em Balneário Camboriú. Voltado a industriais e profissionais da área, o evento será realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em associação com a Design Catarina, e terá três palestras com especialistas.

Na abertura, Letícia Castro, diretora executiva do Centro Brasil Design, irá abordar o tema do Design Exportação. Na sequência, Caroline Amhof, da Rarha Beach Club, fará palestra sobre Design e Consumo do Luxo Acessível. A programação se encerra com a apresentação da equipe da Ipsilon Design, que terá como tópico Design, do Conceito ao Produto.

O painel será realizado a partir das 18 horas no auditório do Bloco 7 do Campus Balneário Camboriú da Univali, localizado no Bairro dos Municípios. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3665-4873 ou pelo e-mail secretaria@scdesign.org.br.

Bienal de Design - A index/SC é uma das ações pré-Bienal Brasileira de Design 2015, que será realizada a partir de 15 de maio do próximo ano. O evento apresentará o melhor da produção de design nacional e tem como propósito aumentar a percepção do público sobre a presença do design em seu dia a dia.

A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e promovida pela FIESC e pela Associação Catarinense de Design (SC Design).
Veja mais
Curso capacita industriais e executivos para o desafio da inovação Industriais e executivos interessados em implementar e gerir uma cultura de inovação em suas empresas têm em setembro a chance de, no Brasil, se qualificar com a principal escola de negócios da Europa. A terceira edição do Programa Internacional de Educação Executiva do Instituto Euvaldo Lodi, entidade da FIESC, será realizada entre os dias 23 e 26 em Florianópolis. O curso será ministrado por Sonja Zillner e Bernhard Krusche, da Steinbeis School of International Business and Entrepreneurship, que é classificada como a principal Escola de Negócios da Europa pela Global Business Education.

O programa aborda tópicos como a identificação sistêmica de oportunidades futuras de inovação, o papel da liderança na gestão da inovação e a agilidade na implementação de inovações na organização. A dinâmica do curso inclui ambiente de aprendizagem colaborativa, utilizando cases reais das empresas participantes e atividades que promovem e fortalecem o networking.

"Olhar para fora da empresa é sempre importante para a sobrevivência. Tive a oportunidade de acompanhar as transformações mundiais para permanecer competitivo", afirma Carlos Henrique Berto, gerente do Programa F-X2 na Embraer, que já realizou o programa. Além da companhia de aviação, já participaram do curso executivos de empresas como Coteminas, Tigre, Klabin, Whirlpool e 3M do Brasil.

Steinbeins - Fundada em 1998 e sediada em Berlim, a Steinbeis School of International Business and Entrepreneurship (Sibe) está classificada em primeiro lugar na Europa pela EuropeanCeo Award e possui programas de educação executiva em diversos segmentos.

Com a Sibe, a Steinbeis Foundation realiza transferência de conhecimento e tecnologia por meio de uma rede mundial. São cerca de 10 mil clientes, mais de 4,6 mil funcionários e 755 professores catedráticos em 778 centros de transferência.

Interessados em realizar o programa podem obter mais informações no site do IEL (ielsc.org.br), no menu Educação>Educação Executiva>Programa Internacional.

 

 


Veja mais

Clientes

Depoimentos
"O curso superou as expectativas. É muito importante você sair, olhar para dentro para conseguir ver um mundo que nem imagina. O nível dos palestr...

Sônia Hensel
Rafitec S.A. -
Veja este e outros depoimentos
Empresas
» Albrecht Equipamentos Industriais Ltda
» Altenburg Indústria Têxtil Ltda
» Amanco Brasil S/A
» O Boticário

Veja todas as empresas
Produzido por A2C Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina - Rodovia Admar Gonzaga 2765 - Itacorubi - 88034-001 - Florianópolis - SC - (48) 3231-4636 -